BRASIL; Sociedade e cultura coloniais

De Dicionário de História Cultural de la Iglesía en América Latina
Revisión del 19:06 11 feb 2018 de Vrosasr (discusión | contribuciones) (Página creada con 'Condições indígenas anteriores Quando da chegada dos primeiros portugueses, o Brasil possuía em torno de um milhão e cem mil habitantes, que viviam espalhados por todo o…')
(dif) ← Revisión anterior | Revisión actual (dif) | Revisión siguiente → (dif)
Ir a la navegaciónIr a la búsqueda

Condições indígenas anteriores

Quando da chegada dos primeiros portugueses, o Brasil possuía em torno de um milhão e cem mil habitantes, que viviam espalhados por todo o território, principalmente nas margens do litoral. Estes eram de uma grande diversidade de nações e línguas, mas em geral possuíam costumes semelhantes.

A formação societária consistia no tipo tribal, onde a comunidade era regida por um ou mais chefes que ditavam as normas locais, e estes por sua vez eram encarregados de todas as funções de organização da tribo. A forma de vida destas comunidades era muito simples, viviam em grandes casas formadas de palmas, em que habitavam em torno de cinqüenta homens casados com suas mulheres e filhos, e dormiam em redes de pano.

A base alimentar era a agricultura, a caça e a pesca. Aos homens cabia o dever de caçar e pescar, as mulheres eram responsáveis pela agricultura e pelo dever do cuidado dos filhos, sendo inteiramente responsável pela educação nos primeiros anos. Não cultuavam nenhum deus em particular, temiam apenas o demônio, e respeitavam apenas ao trovão ao qual chamavam de Tupã e o tinham como um espírito divino.

O tipo de união era bigâmica, na qual o índio, de acordo com a sua capacidade guerreira ou de conquista, lhe era permitido diversas mulheres. Ao índio lhe bastava à vida simples, a sua liberdade, e uma produção de subsistência. Não conheciam as leis humanas, não sabiam o que era a cultura, a arte, a Igreja, os oradores e pregadores. Não tinham conhecimento da existência de uma forma de vida além da sua.

O som da música era aquela proveniente do canto dos pássaros, os rumores aqueles advindos dos mares ou do sopro do mar. O ódio, somente aquele produzido pelas tribos inimigas. O guerrear fazia parte da cultura indígena, as diferentes nações se combatiam com o objetivo de manter sua honra e proteger-se, com isto, costumeiramente, capturavam seus inimigos e os transformavam em prisioneiros de guerra.

Estes ficavam sob os cuidados da tribo, por um tempo que variava de cinco a seis meses, e depois eram devorados pelos opositores em um ato de canibalismo , o que causou grande terror aos portugueses que desembarcavam na terra. Das guerras emergiam os grandes combatentes, e estes gozavam da fama entre suas comunidades.

O matrimônio nas comunidades indígenas, em geral, era realizado entre parentes, e com isto se mantinha a raiz tribal. Mas não se impendia a realização de uma união matrimonial através de índios de diferentes tribos com o aval da comunidade. Segundo as tradições, o noivo era obrigado a prestar serviços à família da noiva, antes e depois do matrimônio, e passava a viver como um dependente do grupo doméstico do sogro.

Os laços familiares eram muito importantes para uma comunidade indígena. Caso um parente passasse por algum tipo de dificuldade, era imediatamente socorrido pelos outros, a eles era insuportável ter a consciência de que algum da sua própria família sofria. Desta forma, o senso de solidariedade era muito forte dentro das ramificações. A morte de um ente da família era muito lamentada, e para o indígena a alma seria transportada para um campo, onde havia um rio e as almas não faziam outra coisa a não ser se entregar às danças.

Quando do desembarque dos portugueses no século XVI, calcula-se que existiam em torno de trezentos e quarenta línguas diferentes, agrupadas em três famílias linguísticas: o Tupi-Guarani, Aruaque e Caribe. O Tupi-Guarani, após o descobrimento, se tornou a língua difundida no meio português, principalmente pela elaboração de uma gramática pelos padres jesuítas.

No que se refere à arte, os índios, mestres por excelência da arte natural, utilizavam uma variada linha de materiais que a natureza lhes oferecia para desafiar a sua própria habilidade manual e sua criação. Este tipo de arte foi muito difusa em materiais de utensílio do próprio índio, seja nos materiais de caça, nos utensílios de casa, ou nas mais variadas formas de utilidades.

Utilizavam dos mais diversos materiais para moldar a sua arte, materiais estes que encontravam no seu próprio habitat natural, como as lascas de pedra para cortar, facas de osso, etc. Com estes materiais podia o índio dar forma a sua imaginação. Estas obras eram típicas de sociedades tribais e havia uma personificação em cada objeto que produziam.

No que se refere às artes plásticas, os indígenas a desenvolviam através da arte plumária ou a pintura realizada em seus próprios corpos, na cerâmica ou nos trançados de suas peneiras, cestos e outros objetos. Procuravam combinar da forma mais elementar possível a estética e o gênero artístico, explorando a sua habilidade para as diversas combinações, como o trançado geométrico, a intercalação de telas, e tantos outros produtos e desenhos que tomavam conta da habilidade indígena. Todo o trabalho artístico era executado com grande paciência e zelo. Para isto utilizavam múltiplas técnicas e se concentravam no interesse que lhe movia para a construção do objeto.

Neste contexto cultural, chegavam os portugueses advindos da plena revolução cultural que o renascimento havia levado as suas nações, traziam na sua bagagem a cultura e a sede de gerar riqueza na nova terra. Com eles advinha uma forma de organização social já impressa na Europa quinhentista, com seus critérios e posições sociais.

A diversidade de raças e cultura no Brasil Colonial

O choque entre as culturas era inevitável, visto que o colonizador trazia consigo toda uma cultura milenar, recheada de civilização. Em um primeiro momento, a convivência de índios e portugueses se concentrou em um processo de distanciamento, mas aos poucos, a aculturação por parte de alguns portugueses à cultura indígena foi irreversível.

São diversos aqueles que pelo Brasil formaram a sua família, casando-se com uma índia, e deixando para trás aquilo que tinham construído na Europa. Deste cruzamento dos índios com o homem branco, seria formada a raça dos mamelucos ou «brasilíndios». Mas não foram exceção aqueles que preferiram manter a pureza de suas raças e trouxeram para o Brasil suas famílias.

Isto principalmente a aqueles que eram os grandes senhores que viriam a habitar na colônia, a princípio sozinhos, mas com o desenvolvimento comercial da terra trouxeram suas famílias e por aqui firmaram suas moradias. Além deste, devemos recordar o fato de moças órfãs terem sido enviadas à colônia para se esposarem de colonos que aqui viviam, e assim manter a linhagem portuguesa no Brasil colonial. Com a chegada dos escravos negros advindos da África, um novo grupo se formaria, trazendo consigo a sua cultura, língua e religiosidade. O negro foi portador do seu alto grau de desempenho na agricultura, marcenaria, ferragem, e seria fonte indispensável no desenvolvimento da culinária local. Advindos das mais diversas regiões africanas, falavam os mais diversos idiomas.

Foram espalhadas por todo o território, e passaram a conviver com as mais diversas tribos africanas. No Brasil foram privados de comunicar-se através de sua língua materna, e obrigados ao uso do português como língua oficial, o que se tornava um entrave para a vivência de uma cultura africana em solo brasileiro. Na pronúncia do português, inaugurou um novo tipo de sonoridade à língua portuguesa, o que ainda pode ser verificado em regiões onde a predominância da escravidão foi mais extensiva.

Na sua nova pátria se defrontaram com uma cultura já pré-estabelecida, a luso-tupi, e à qual se aculturariam mais tarde. Apesar deste processo de aculturação, o negro acabou por impor sua cultura, mas reinterpretada dentro de um contexto cultural luso-tupi. Apesar da aculturação o negro tenta manter algumas de suas marcas culturais como a forma de vestir. Era comum os negros vestidos com trajes do congado maometano colorido. Manteriam os seus talismãs, os fetiches, os cultos e mandingas, que eram usados como forma de proteção contra todo mal e opressão. A sonoridade de cantigas e danças, ainda hoje podem ser evidenciados em cantos do folclore nacional. Na religiosidade, o negro trouxe na bagagem os costumes afros com seus ritos e deuses do candomblé.

Apesar de os negros terem chegado ao Brasil como escravos, foram muitos os que viveram de forma livre, em geral eram os negros alforriados. Viviam nas vilas e trabalhavam das mais diversas formas. As mulheres como quituteiras, os homens no trabalho rural ou mesmo como ferreiros, marceneiros ou serviços gerais. Adquiriam hábitos dos brancos e procuravam viver a vida como a gente da vila, se enquadravam na vida social como os brancos.

O Brasil se tornaria um país de diversas raças, a política portuguesa na colônia não impedia a entrada dos estrangeiros, não havia outra exigência a não ser a do catolicismo. Isso contribuiu de forma contundente para a chegada de diversos povos, como os franceses durante o tempo das invasões no século XVI, os holandeses no século XVII que aqui desembarcavam com seu investimento financeiro movendo os engenhos de açúcar, o judeu mascate, que encontrou na colônia uma terra desprovida de tudo e uma enorme fonte para o seu enriquecimento.

A diversidade de raças e elementos culturais fez com que a cultura do brasileiro fosse construída não de uma predominância europeia, como era de se esperar em detrimento de uma colonização portuguesa, mas se formou baseada na diversidade das culturas que predominaram no tempo colonial. Assim, a cultura brasileira é fruto de um intercâmbio de formas culturais diversas.

Urbanização

A sociedade colonial era basicamente constituída de ricos senhores de engenho, detentores de todo o poder colonial e que em muito lembrava os senhores feudais da idade média; dos escravos, que constituíam a maior parte da população colonial, e que eram os verdadeiros produtores diretos da economia local, considerados débeis, mas que serviam para a fortificação e constituição da classe senhorial colonial, e os colonos que, advindos das mais diversas regiões, constituíam no Brasil suas famílias.

No que se refere às cidades brasileiras nos séculos XVI e XVII, eram munidas de pequenas construções, edificadas com materiais próprios da terra, como o barro, a madeira e a pedra. As cidades, em geral, possuíam poucos habitantes, e a maioria viviam na zona rural. As grandes propriedades rurais se estabeleciam como o símbolo do domínio e poder dos senhores de engenho.

Mais tarde, na metade do século XVII a expansão da aristocracia brasileira geraria a urbanização na colônia, símbolo do poder da classe. As cidades costeiras que anteriormente possuíam um aspecto rústico das aldeias ganhavam agora aspecto civilizatório, a arquitetura local se assemelhava às cidades portuguesas medievais. As montanhas e o traçado natural da região não foram entraves para a expansão urbana, que seguiam assim o curso da natureza com uma arquitetura predominantemente luso-brasileira.


NOTAS

BIBLIOGRAFÍA

ABREU, C. De, Capitulos de historia colonial O povoamento do Brasil e caminhos antigos, Brasilia, Editora Universidade de Brasilia, 1963.

ALMEIDA, R., Vivencia e Projeçao do folclore, Rio de Janeiro, Agir, 1971.

AZEVEDO, F. De, A cultura Brasileira, 5ª ed., vol. XIII, São Paulo, Melhoramentos, 1971.

CARDIM, F., Tratados da terra e gente do Brasil, Belo Horizonte, Itatiaia, 1980

ENTURIAO, L. R. M., A cidade colonial no Brasil, Porto Alegre, Edipucrs, 1999 DIEGUES JUNIOR, M., Etnias e Culturas no Brasil, Rio de Janeiro, Paralelo, 1972

FREITAS D., Escravos e senhores de escravos. Porto Alegre, Caxias do Sul, 1977

FREYRE, G., Casa-grande & Senzala, 13ª ed., Brasilia, Editora Universidade de Brasilia, 1963

GANDAVO, P. De M., A primeira historia do Brasil, Rio de Janeiro, Jorge Zahar editor, 2004.

HOLANDA S. B., História Geral da civilização brasileira. Tomo II, Bertrand Brasil, 1997

HOLANDA, S. B. De, Caminhos e Fronteiras, 3ª ed., São Paulo, Companhia das Letras, 1995.

LEITE, S., Historia da Companhia de Jesus no Brasil, II-IV, Rio de Janeiro, Istituto nacional do livro, 1943. MELATTI J. C., Índios do Brasil, Editora da Universidade de São Paulo. 3 ed. 2004


RIBEIRO, D., – MOREIRA NETO, C. De A., A fundação do Brasil, 2ª ed., Petropolis, Vozes, 1993.

RIBEIRO, R., Cultos Afro-Brasileiros do Recife, 2ª ed., Recife, Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais, 1978. SOUZA L. M. E, História da vida privada no Brasil; Cotidiano e vida privada na América Portuguesa. São Paulo: Companhias das Letras, 1997.

SOUZA L. M. E, Inferno Atlântico; demonologia e colonização: séculos XVI-XVIII. Companhia das Letras, 1993


ROBSON FERNANDO CORRÊA LEITE