GOVERNADOR VALADARES; (Minas Gerais) – Diocese

De Dicionário de História Cultural de la Iglesía en América Latina
Ir a la navegaciónIr a la búsqueda

A Diocese de Governador Valadares foi criada em 1º de fevereiro de 1956, pela Bula Rerum Usu, do Papa Pio XII, com território desmembrado da Arquidiocese de Diamantina e das Dioceses de Araçuaí e Caratinga.

Governaram a Diocese os seguintes Bispos: Dom Hermínio Malzone Hugo (1957-1977); Dom José Heleno (1977-2001); Dom Werner Franz Siebenbrock, SVD (2002-2014); 4º e atual Bispo (2016): Dom Antônio Carlos Félix (2014).

Hoje, a Diocese de Governador Valadares é formada por 32 municípios e 51 paróquias: Açucena (N. Sra. da Piedade), Aimorés (N. Sra. do Carmo e São Sebastião), Alpercata (Senhor Bom Jesus), Alvarenga (N. Sra. da Saúde), Capitão Andrade (São Sebastião), Conselheiro Pena (São José), Coroaci (Santa Ana), Cuparaque (Sagrado Coração de Jesus), Divino das Laranjeiras (Divino Espírito Santo), Engenheiro Caldas (Santa Bárbara), Fernandes Tourinho (pertence à Paróquia de Sobrália), Galileia (São João Batista), Goiabeira (Santa Helena), Gonzaga (São Sebastião), Governador Valadares(N. Sra. Aparecida, N. Sra. da Assunção, N. Sra. da Imaculada Conceição, N. Sra. das Graças, N. Sra. de Fátima, N. Sra. de Guadalupe, N. Sra. de Lourdes, Cristo Redentor, Sagrada Família, Sagrado Coração de Jesus, Santa Ana, Santa Helena, Santa Rita de Cássia, Santa Rosa de Lima, Santa Teresinha, Santo Antônio, São Francisco Xavier, São João XXIII, São José Operário, São Judas Tadeu, São Raimundo Nonato), Itanhomi (Sagrado Coração de Jesus), Itueta (São João Batista), Marilac (Santa Luísa de Marilac), Mathias Lobato (Santa Luzia), Nacip Raydan (N. Sra. da Penha), Naque (Santo Antônio), Periquito (São Sebastião), Resplendor (N. Sra. de Fátima e Santa Ana), Santa Efigênia de Minas (Santa Efigênia), Santa Rita do Ituêto (Santa Rita de Cássia), São Geraldo da Piedade (São Geraldo Magela), São Geraldo do Baixio (São Geraldo Magela), São José de Safira (São José), Sardoá (Santo Antônio), Sobrália (N. Sra. da Imaculada Conceição), Tumiritinga (Sagrado Coração de Jesus) e Virgolândia (São Gonçalo).

A Diocese de Governador Valadares está localizada no vale do Rio Doce e pertence à Província Eclesiástica de Mariana. Faz parte do Regional Leste II da CNBB, juntamente com as Províncias Eclesiásticas de Diamantina, Belo Horizonte, Pouso Alegre, Uberaba, Juiz de Fora, Montes Claros e Vitória. Geograficamente, está situada no Leste de Minas Gerais. Limita-se com as dioceses de Guanhães, Caratinga, Itabira-Coronel Fabriciano, Vitória, Colatina, São Mateus e Teófilo Otoni. Tem aproximadamente 511.984 habitantes numa área de 14.587,8 km².

A ação pastoral e evangelizadora da Diocese está baseada nas decisões da Assembleia Diocesana de Pastoral, que acontece a cada quatro ou cinco anos. Por isso, a Assembleia Diocesana constitui-se em momento privilegiado na vida da Diocese, em sua ação pastoral e evangelizadora. Torna-se instrumento indispensável para a viabilização de uma compreensão mais ministerial de Igreja, expressa pelo Concílio Vaticano II numa imagem que lhe é muito peculiar, a Igreja como Povo de Deus (LG 9-17).

Concebe a Igreja com um novo olhar que, tendo Cristo como seu pastor, parte da condição de igualdade em dignidade, que é comum a todos os batizados, e reconhece e valoriza a diversidade dos seus ministérios e funções, mas informa a razão e o sentido de ser de todos pelo serviço. Possibilita, desse modo, uma Igreja comunitária, ministerial, participativa e democrática, que busca recuperar a inspiração comunitária do movimento de Jesus e da Igreja apostólica, tornando a paróquia uma autêntica comunidade de comunidades.

Assembleia Diocesana é, portanto, valioso instrumento de escuta aos fiéis, de avaliação da sua ação evangelizadora, de participação direta desses na discussão e escolha das prioridades pastorais diocesanas que orientam o planejamento pastoral da Diocese. Na Diocese, sob os influxos do Concílio Vaticano II e das conferências latino-americanas de Medellín, na Colômbia (1968), e Puebla, no México (1979), da criação da CNBB, no Rio de Janeiro (1952), da Ação Católica e de outros grupos e movimentos da Igreja do Brasil que organizavam uma ação pastoral planejada, foi realizada sua primeira assembleia diocesana em 1984, com o objetivo de dar respostas atualizadas aos anseios e desafios pastorais daquele contexto.

Somam-se sete assembleias, a saber, de acordo com a data, o bispo responsável e as prioridades escolhidas: 1ª) 1984-1986, coordenada por Dom José Heleno; prioridades: Participação comunitária, Catequese e Família; 2ª) 1987-1989, coordenada por Dom José Heleno; prioridades: Participação comunitária, Família, Igreja doméstica e Catequese para todos; 3ª) 1991-1995, coordenada por Dom José Heleno; prioridades: Catequese, CEBs e Juventude; 4ª) 1996-2000, coordenada por Dom José Heleno; prioridades: Família, Juventude e Formação de leigos; 5ª) 2004-2007, coordenado por Dom Werner Siebenbrok; prioridades: Família, Formação de Leigos e Juventude; 6ª) 2008-2011, coordenada por Dom Werner Siebenbrok; prioridades: Família, Juventude, Formação e Acolhida; 7ª) 2016-2020, coordenada por Dom Antônio Carlos Félix; prioridades: Família-Juventude e Catequese-Liturgia.


DOM ANTÔNIO CARLOS FÉLIX